quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LASER

Um laser é um dispositivo que controla a maneira pela qual átomos energizados liberam
fótons. A palavra "laser" é a sigla em inglês de amplificação de luz por emissão
estimulada de radiação (light amplification by stimulated emission of radiation), que 
descreve bem resumidamente como um laser funciona.



Foto cedida pela NASA
A estação de testes de Limiar de Danos Óticos, do Centro de Pesquisas da NASA, em Langley, tem três lasers: um laser pulsado de alta energia de Nd: Yag, um laser de Ti: safira e um laser  de HeNe para alinhamento.




A luz laser tem as seguintes propriedades:
  • A luz liberada é monocromática. Ela contém um comprimento de onda específico de luz (uma cor específica). O comprimento de onda de luz é determinado pela quantidade de energia liberada quando o elétron vai para uma órbita menor.
  • A luz liberada é coerente. Ela é "organizada" - cada fóton se move juntamente com os outros. Isso significa que todos os fótons têm frentes de onda que são iniciadas em uníssono.
  • A luz é bem direcionada. Uma luz laser tem um feixe muito estreito e é muito forte e concentrada. A luz de uma lanterna, por outro lado, libera luz em várias direções, além da luz ser muito fraca e difusa.
Para que essas três propriedades ocorram, é necessário algo chamado emissão estimulada. Essa emissão não ocorre numa lanterna comum - em uma lanterna, todos os átomos liberam seus fótons de forma aleatória. Na emissão estimulada, a emissão de fótons é organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário